Modelo RGB

 RGB (Red, Green, Blue)



RGB é um sistema de cores aditivas em que o Vermelho (Red), o Verde (Green) e o Azul (Blue) são combinados de várias formas de modo a reproduzir um espectro cromático. O propósito do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, retroprojetores, scanners e câmaras digitais, assim como na fotografia tradicional. 

O modelo de cores RGB é baseado na teoria de visão colorida tricromática, de Young-Helmholtz, e no triângulo de cores de Maxwell. O uso do modelo RGB como padrão para apresentação de cores na Internet tem suas raízes nos padrões de cores de televisões RCA de 1953 e no uso do padrão RGB nas câmeras Land/Polaroid, pós Edwin Land.


Triângulo de cores de Maxwell


Young-Helmholtz


Funcionamento


Modelos aditivos cromáticos são combinados de várias maneiras para reproduzir outras cores. Devido ao desenvolvimento tecnológico de tubos de raios catódicos – foi possível fazer o display de cores ao invés de uma fosforescência (fenômeno geral denominado luminescência, sendo um tipo de fotoluminescência relacionado à capacidade que uma espécie química tem de emitir luz, mesmo no escuro).

Estas três cores não devem ser confundidas com os pigmentos primários Ciano, Magenta e Amarelo, conhecidos no mundo das artes como “cores primárias”, já que se combinam baseadas na reflexão e absorção de fótons e o RGB depende da emissão de fótons de um componente excitado a um estado de energia mais elevado.


O termo RGBA é também usado, significando Red, Green, Blue, e Alpha. Este não é um modelo de cores diferente, e sim uma representação – uma vez que o Alpha é usado para indicar transparência. Em modelos de representação de cores de satélite, por exemplo, o Alpha pode representar o efeito de turbidez ocasionado pela atmosfera - deixando as cores com padrões mais opacos do que seria a realidade.

Tabela RGB







Webgrafia:


Comentários