Cidadania Digital



Etiqueta Digital

   Assim como no mundo físico, existem regras de etiqueta que servem como diretrizes de comportamento e conduta para facilitar a socialização no mundo digital. A base da etiqueta digital é respeitar o espaço dos outros e respeitar as diferentes culturas e costumes.
   A partir daí podes expressar ideias, conversar com as pessoas e debater de forma inteligente e respeitosa. Afinal, as pessoas educadas não tentam impor suas próprias regras e comportamentos ou formas de pensar sobre os outros.




Comunicação Digital

   Podemos definir a comunicação digital como a digitalização dos meios de informação. Define quais estratégias e ações de comunicação serão realizadas em três dimensões da digitalização: Internet, dispositivos móveis e redes sociais. Ao mesmo tempo, a comunicação digital também está integrada à comunicação corporativa. Ou seja, substitui as tecnologias e usos, solidificando-se em uma dimensão mais otimizada e estratégica.
 



Literacia Digital

   De um modo geral, a literacia digital pode ser entendida como "alfabetização digital". Em outras palavras, é a capacidade do indivíduo de usar as ferramentas tecnológicas de forma eficaz. Com isso, não basta apenas saber quais são esses recursos, mas poder utilizá-los de forma proveitosa de acordo com o seu dia a dia.




Acesso Digital

    Acessibilidade digital significa remover barreiras na web. O conceito pressupõe que os sites e portais são projetados para que todos possam perceber, entender, navegar e interagir efetivamente com a página.



Comércio digital

    O comércio digital é o sucessor do e-commerce (compra e venda online, geralmente em um site). O comércio digital é o processo de comprar algo online sem intervenção humana. A diferença é sutil, mas se o e-commerce for totalmente automatizado, desde o marketing e vendas até a entrega do produto, seria o comércio digital. Embora a automação completa possa parecer absurda, alguns dos maiores grupos de empresas do mundo já estão implementando o sistema.



Lei Digital

     A Lei Digital é definida como a responsabilidade eletrônica por ações e condutas. Em outras palavras, o direito digital se refere ao que tu podes e não podes fazer enquanto usas a internet. O uso ético inclui todas as atividades na Internet, com exceção das leis sociais. 



Direito e responsabilidade digital

    Direitos e responsabilidades digitais: a liberdade se estende a todos no mundo digital. Tal como na Constituição americana existe uma Declaração de Direitos, há um conjunto básico de direitos estendidos a todos os cidadãos digitais. Os cidadãos digitais gozam do direito à privacidade, liberdade de expressão, etc. Os direitos digitais fundamentais devem ser abordados, discutidos e compreendidos no mundo digital. Esses direitos também vêm com responsabilidades. Os usuários devem ajudar a definir como usar a tecnologia corretamente. Em uma sociedade digital, esses dois campos devem trabalhar juntos para que todos possam ser produtivos.




Saúde e bem-estar digital

    O conceito de bem-estar digital está ligado ao uso adequado dos recursos tecnológicos. Muitas pessoas desenvolvem uma dependência da tecnologia, o que acaba prejudicando áreas da vida, como: 
  • Estudos;
  • Trabalho;
  • Sono;
  • Alimentação;
  • Prática de atividades físicas;
  • Relações interpessoais, entre outros.

Por isso, é importante focar no uso dessas ferramentas de forma consciente, extraindo seus benefícios sem comprometer a qualidade de vida.



 Segurança Digital

     A segurança digital é a prática de proteger sistemas, redes e programas contra-ataques virtuais. Esses ataques cibernéticos geralmente visam acessar, alterar ou destruir informações confidenciais, extorquir dinheiro de usuários ou interromper a continuidade dos negócios.



































 

 

Comentários